OS MOLHES DA BARRA
A história
se repete. Todo ano é a mesma coisa: como acabar com a buraqueira?
Devemos ou
não proibir o trânsito de veículos naquele local?
Uma
lengalenga interminável.
Enquanto
isto o trânsito continua uma barafunda.
A título de
experiência, não se poderia proibir o tráfego de veículos em um final de
semana?
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Ibraim
Abrahão, comerciante, ( in memoriam), como desportista sempre tinha um time
disputando o campeonato amador da cidade – O
Comerciário – futebol de campo ou de salão. Técnico: Onildo
Freitas. Massagista: O Jacinto, do
conserto de bicicletas.
Carnavalesco
( Bola Preta) e pescador. Sua presença fazia parte da paisagem dos molhes da
barra. A pé ou de bicicleta, Ibraim ia tentando driblar os buracos. Uma temeridade em dias de vento nordeste forte. Era tanto solavanco que a pobre bike já
parecia uma britadeira.
___ Maria
Zélia (esposa), é verdade que teu marido acorda com pesadelos, gritando:
buracão, buraco, buraco.....
__ Verdade, mais não tem nada a ver com os molhes, é tesão
mesmo...
BIA ATRIZ
Nas redes
sociais Beatriz Barzan fala de uma funcionária que assina ponto em órgão
estadual e vai passear na prefeitura.
__ Deve ser
alguma periquita fazendo estágio para Perereca...
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Ela também
diz que o Boto Rosa continua mandando....
QUEM É O BOTO ROSA?
Ele ganhou
esta alcunha nos tempos em que tarrafeava tainha na praia do Mar-Grosso.
Era bom na
tarrafa.
De sunga,
barrigudinho, com o corpo avermelhado, cozido pelo sol, ao entrar na água, com
a tarrafa na mão, logo ganhou o apelido.
LUIZ FELIPE
REMOR, chefe da ADR em Laguna, é o BOTO
ROSA.
PERERECAS EM AÇÃO
A Sectária da Saúde, Valéria Olivier reuniu-se
com Raquel, Regina e Gabriella para elaborar o Plano Municipal de Saúde.
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DESTAQUE
MUNICIPAL
Após denunciar irregularidades em prédio em
construção na Praia do Mar-Grosso, a Secretária Silvana Cappua Barbosa manda
suspender obras na Escola Elisabeth U. Arantes.
Que continue
assim. A sociedade agradece.
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ÓTICA
Famosa rede
de óticas inaugurou franquia em Laguna. O pessoal ficou de olho.
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Cidadão
chega a uma cidade e pergunta a um transeunte;
___ O senhor
conhece algum oculista?
___ Só de
vista...
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PARABÉNS
MIGUEL
Nosso neto,
o vascaíno Miguel, que cursa o Terceirão no Colégio Stela Maris
foi aprovado para o Curso de Direito, UNISUL – Tubarão.
VOCÊ CONHECE
o boto Ferrugem?
Trata-se do
boto da estátua, na Praça Seival. Está
bem enferrujadinho...
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ILUMINAÇÃO
PÚBLICA
A empresa
Energiluz voltou a atender a população,
agora, sob a coordenação da Secretaria de Obras.
Qualquer
problema com iluminação pública LIGUE: 0800- 0052019.
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BOLA CHEIA
A atuação do
Secretário da Agricultura e Pesca deu
visibilidade a Administração de Candemil.
O Rei das
Águas está batendo escanteio e correndo
para cabecear pro gol.
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LUTO
Alguém, aqui
na santa terrinha, está querendo considerar a tarja preta (sinal de luto) como
uma manifestação racista.
Sugerimos que a tarja preta seja substituída por
coroas de purpurina:
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“GLÓRIA” DA
LAGUNA.
A imagem
imortalizada pelo Foto Bacha enriquecia
o acervo fotográfico do facebook do
Rômulo Camilo. Surrupiei-a virtualmente para emoldurar minha crônica
nostálgica.
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Final da
década de 50.
Os trilhos
ainda cruzavam o centro da cidade em direção ao Porto Carvoeiro. Alguns vagões
da Estrada de Ferro Tereza Cristina estão estacionados ao lado dos armazéns, na
Paixão.
No detalhe,
a doca, semi aterrada pelo lodo. Só seria dragada no governo de Nelson Abraham Netto, anos 80.
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Na Estação
Rodoviária que aparece em destaque havia
um Café, uma lanchonete e duas agências de ônibus: da Santo Anjo e da Empresa
Glória.
No piso
superior, escritório de contabilidade, rádio técnico e sede de partido
político.
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Ao lado da
Agência Glória vê-se um de seus ônibus estacionado.
Até maio/58 eu trabalhei ali,
vendendo passagens. Linhas de ida e volta Laguna/Florianópolis.
Quatro horas
de viagem, com parada em Paulo Lopes para o lanche e com direito a despedidas
na plataforma de embarque.
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O “Glória”,
como era chamado, transportava, principalmente moradores de Laguna.
A viagem era
uma aventura, sujeita a chuvas e trovoadas e com terríveis efeitos colaterais
como: dificuldades para subir o Morro Agudo, atolar nas 7 Pontes em Araçatuba
ou patinar perigosamente no Morro dos Cavalos. Ajudar
a empurrar o carro, atolado na lama, fazia parte do “kit” de viagem.
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Hyndenburg
Moreira era o proprietário da empresa.
Os
cobradores eram chamados de Condutores, personagens até de famosas marchinhas
carnavalescas:
“ Seu
Condutor din/din/ seu condutor din/din/”
“Pára o
bonde pra descer o meu amor”.
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Alvim Ávila
( Alvim Gambá) e Argemiro, dois condutores que marcaram época na empresa,
embora com características diferentes.
Alvim era
extrovertido, vivia assobiando. Conhecido
também, pelos camarões recheados que vendia. Produção
própria. Levava inclusive para Floripa onde os fregueses já o aguardavam na plataforma de desembarque.
Argemiro era
mais discreto mais a eficiência era a
mesma.
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Argemiro é
da minha idade, 84 anos. Diariamente em vem do Portinho, na entrada da cidade,
a pé ou de bicicleta até a Matriz de Santo Antônio dos Anjos.
Sua visita
diária a capela do Santíssimo Sacramento é sagrada.
Membro da
Irmandade do Santíssimo Sacramento e Santo Antônio, Argemiro continua trabalhando pela ”Glória”, do Senhor...
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