sexta-feira, 31 de agosto de 2018




                                                       NARCISISMO      







                                 
___ Diga, espelho meu, existe na natureza ave mais bonita do que eu?
                            ==============  
                       
            N0 REINO DAS PERERECAS

                                   

                             
A “Semana Cultural” com uma programação bem variada e sempre, como convem a um evento cultural, provocando debates e polêmicas.
A ausência de público, um fato que vem ocorrendo há alguns anos. Acho que o povão ficou mal acostumado. Depois da encenação da “ Tomada da Laguna”, um espetáculo grandioso, o pessoal ficou mais exigente.
                             ========
                                             A SERENATA

 “Lua, manda tua luz prateada despertar a minha amada”.
                               ========

Eram 22 horas e quinze minutos quando os seresteiros chegaram a nossa rua, no centro histórico.
João Rodrigues, Coral Sto.Antônio e numeroso cortejo pararam diante de nossas casas. Janelas se iluminaram, as pessoas sorriram e até cantaram ao som de um plangente violão.
                                        ======
Coisa simples, barata e singela desperta sentimentos, aparentemente adormecidos: o romantismo, o trovador e a donzela.





                        ===========================
                                                                                                                                                                                                                                                                                                UM BAIRRO E SUAS HISTÓRIAS.                             

   O arrabalde de Campo de Fora era composto pela Rua Almirante Lamego, e algumas ruas transversais. Começava na Pedreira, e seguia até as fraldas do Morro da Caieira.
Nos seus áureos tempos funcionavam três Sociedades Recreativas, Anita Garibaldi,  Sete de setembro e 14 de Julho.                                                                                                                                         O “Anita” era frequentado pela elite do bairro, e por sócios do Blondin, Congresso e  3 de Maio.
                                        =====
Nas décadas de 40/50, morada de famílias importantes como Silveira, Oliveira, Fortes, Pacheco, o bairro respirava  progresso.                                                                                                                                  Júlio Marcondes de OIiveira, chefe do Serviço de Contenção de Dunas (órgão federal) era, também, o patrono do Flamengo Futebol Clube, rival do Barriga Verde. Com o início do profissionalismo na terrinha, dr. Hindenburg Moreira, pai do atual governador do estado, ajudava a financiar as contratações.
                                          =======
Na Rua Almirante Lamego tudo  era rubro negro, desde a oficina do Mimo até à residência do Barrica, no final do bairro. Na semana que antecedia o clássico Flamengo x Barriga Verde, no bairro,  identificar-se como torcedor “periquito” era afrontar a maioria, atitude sujeita à represália.                                                                                                                                                             Maria Emília, irmã do Pepinha, comandava a torcida rubro-negra.

                                                 ==============

Em 1876, a Câmara Municipal, por sugestão do juiz Gurgel do Amaral, mandou construir o chafariz, local que ficou conhecido como a “carioquinha do Campo de Fora”. Ficava ao lado do Clube “Anita,” e quase defronte à oficina “FON-FON”.




Era, naquela fonte, que a população do arrabalde se reabastecia de água potável, e cabia aos filhos garantir o reabastecimento.
No final da tarde era uma fila de rapazes, carregando todo tipo de vasilhame, buscando água na carioquinha. As vasilhas de plástico, ainda, não haviam sido inventadas.
Entre os integrantes daquela “maratona” diária estariam, Ronaldo Calazans, Atanásio Silveira, Chico do Antônio Amandio, Paulo José Pacheco e, também, o Edésio. E, lá iam eles, pelo meio da rua, cantando:

 Eu fui no tororó beber água não achei/ encontrei linda morena que no tororó deixei...”
Paulo, para economizar viagens (família numerosa) utilizava uma lata de banha (mais de 20 litros). A alça havia sido soldada na Ferraria do “seo” Tonico Fortes, rei Momo nas horas vagas.
                                                      ===.===
O incidente daquela tarde marcou a todos. Quando Paulo levantou a lata, cheia d`água, a alça escapou, e a lata caiu de quina sobre o pé do Chico, decepando um dos dedos.
Não se falava em implantes ou reimplantes. Alguém colocou uma compressa com borra de café para estancar o sangue.                                                                                                         No carro do “seo” Willi Strack o mutilado foi levado ao hospital.
___ E, o dedo?
___ Uns dizem, que foi entregue aos cães.
___ Outros afirmam, que o dedão teve um enterro decente. Edésio, o mais religioso da turma teria feito a “encomendação do corpo” decepado. Ronaldo Calazans atuou como sacristão.
___ Há, no entanto, quem diga que o dedo foi jogado na antiga lagoa do lixo existente nas imediações.
___ Já que a maioria dos protagonistas ainda vive, na terrinha, é o caso de perguntar:
___ Onde foi que vocês enfiaram o dedo???
                                     ==============
                                        
                             

Naquele bairro afastado onde em criança vivias/a remoer melodias/de uma ternura sem par/ passava todas as tardes/ um realejo risonho/passava como num sonho/um realejo a cantar...”. Ficou a saudade...

A VERBA E A DOCUMENTAÇÃO







Maestro Deroci foi à Câmara pedir ajuda para compra de uniformes.
Dizem as autoridades, que a verba existe, e será repassada assim que as duas Centenárias Bandas de Música apresentem a documentação exigida.
                                    ======
Radialista Batista Cruz, ampliou a notícia:                                                              __Sem dinheiro, a Banda, no Dia da Pátria poderá desfilar só de camisa...
---- Com as trombetas de fora?
__ Não é o que eles querem. Ver os “documentos”?
                                    =========


Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                         LAGUNA E SUA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA                                                  MORRO D...